Secção portuguesa


INFORMATIONS GÉNÉRALES

Data de criação da Secção : 1973 
Número de alunos (2018-2019) : 406
Níveis de ensino : Maternelle, Primaire, Collège, Lycée
Pólos da Secção: École Normande-Niémen (Le Pecq) ; Collège Pierre et Marie Curie (Le Pecq)

APRESENTAÇÃO DA SECÇÃO

O objetivo da secção portuguesa é proporcionar a jovens lusófilos, sobretudo aos lusodescendentes, um ensino de excelência da língua, da literatura e da história de Portugal. As aulas são dadas por professores de português língua materna. A secção organiza ainda atividades culturais (conferências, visitas de estudo, ateliês de teatro, exposições e outras) para estímulo da curiosidade intelectual e científica, a tomada de consciência histórica e cívica, o diálogo inter-cultural, a responsabilidade e a solidariedade.

José Carlos Janela Antunes, Director da Secção Portuguesa

Procedimentos de registo

A secção recebe a inscrição de candidatos possuidores de afinidades com a língua e a cultura portuguesas. O dossiê de candidatura inclui uma componente administrativa e pedagógica. Esta última compreende os boletins escolares dos anos precedentes bem como os resultados das provas de português (escrita e oral) a realizar pelos candidatos. 

Os jovens não-francófonos podem candidatar-se às classes de Français Spécial [FS] de estudo intensivo desta língua. 

Os dossiês com parecer favorável são apresentados à Administração Francesa do Liceu Internacional para decisão final, estando a entrada na secção  condicionada à qualidade do dossiê e à existência de vaga. 

O processo de inscrição para o ano seguinte decorre, habitualmente, de janeiro a março de cada ano. 

Para informação mais completa, é favor consultar o sítio da secção.